domingo

Blogagem Coletiva: Minhas Primeiras Leituras

Hoje o blog “É o menino-homem?” está fazendo aniversário e em comemoração, o amigo Abraão nos convidou para uma blogagem coletiva muito interessante, onde o assunto é "Minhas primeiras leituras.", clicando no link acima você será redirecionado para o blog dele onde poderá acompanhar as criações dos outros amigos que estão participando.

"Espero que seja um momento de comunhão e beleza entre todos!" Abraão Vitoriano - O menino-homem.



Meus livros de infância não pararam em casa, passaram para meus sobrinhos, mas a maioria ia sendo emprestada mesmo, pois livro parado não cumpre seu papel mágico. Acontece que um deles se escondeu tão bem, que ficou, aliás ele continua escondendo-se, tanto é que só o achei depois que já havia encontrado sua imagem na rede. 

O rato do campo e o rato da cidade e mais duas histórias, faz parte da coleção beija-flor, com capa dura, lembrando madeira e ilustrações belíssimas. Lembro que adorava as lições passadas pelas historinhas, minha mãe e irmãs, sempre davam mais exemplos para frisar bem o que as historinhas queriam passar.

Minha irmã Helena, sempre foi uma grande incentivadora, lembro de algumas situações onde chegou até a ser roubada e mesmo assim, trazia meu livrinho tão esperado do fim de semana. Na época a Enciclopédia Barsa era um luxo para poucos, não podíamos tê-la, mas tínhamos o que hoje chamaríamos de genérica que, se devia algo comparado a Barsa, nunca soube, pois o mundo inteiro ficava ao alcance de minhas mãos.

Haviam caixas e caixas de livros, pois não caberiam todos na estante, era o tempo da venda porta a porta, dívida feita no cartãozinho. Minha irmã passou anos comprando e eu devorando as palavras de todos esse livros. Agora me lembrei de algo engraçado, todos passavam na rua e me viam lendo, depois os mais velhos falavam para minha mãe, "Cuidado, esse menino está lendo demais, depois já viu.", se eu vi, até hoje não sei.

Analisando minhas primeiras leituras, vejo que fui criado no mundo das palavras, então quando dizia que entrei nele há dois anos, estava mentindo, pois na verdade, eu retornei.

Joakim Antonio

11 comentários:

Anônimo disse...

Joakin, adorei o que vi por aqui, seu relato emociona e faz com que lembranças da infância venham a mente... acredito que só mudam os cenários, a geografia, pois as histórias se repetem de maneira doce, amorosa e com sabor sempre de vó, vô, mãe, pai... família mesmo...

me emocionei com a sua descoberta no final, afinal as palavras estão contigo desde sempre... e que prazer esse "retornar" de onde nunca se havia partido...

estou a te seguir!

abração, Su.

Denise Carreiro disse...

E q mundo maravilhoso é esse das palavras. Quem adentra, não quer sair nunca mais. E arruma-se várias formas de continuar nele, seja comprando livros, emprestando, frequentando bibliotecas. O importante é continuar nos alimentando das palavras e idéias. Muita paz!

Anónimo disse...

Olá,

Juntos nesta gostosa iniciativa, sugerida pelo Abraão.
A leitura é dos melhores vícios, que conheço.
Parabéns!

Abraços de luz.

Amauri Jr! disse...

Olá, muito bom, ser criado desde cedo assim, no mundo das letras... Um privilégio que poucos tem.

Abraços...

Drika Sanz disse...

Olá,
Parabéns pelo post e pelo blog tão rico.
O mundo da leitura é mesmo fascinante, e feliz de quem teve o privilégio de conviver com ele desde criança.
Bjs

Abraão Vitoriano disse...

você é o mundo das palavras todo momento
descortinando sentidos!

muito obrigado pela sua participação!
espero sua visita de volta...

abraços,
do menino-homem

fique com Deus!

bixudipé disse...

"vejo que fui criado no mundo das palavras"

Muito legal a sua postagem!

Abração.

IsaBele disse...

Legar se perceber nas palavras desde sempre! Parabéns pelo texto, muito bom!

Sandra disse...

Parabéns pela linda postagem. Também estou neste universo da leitura de minha infância.
Somos passáros a voar neste universo..
O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Então vamos ser passáros livre e voar nesta leitura e nos livros...
http://sandrarandrade7.blogspot.com
Ficarei feliz com a sua visita.
Estamos compartilhando este momento..
Até mais
Sandra

DESCULPE NÃO TER COMPARTILHADO ONTEM.ESTAVA SEM INTERNET.

Smareis disse...

Que texto lindo. Isso faz me sentir saudade de mim. O mundo da leitura é fascinante, também fui criada no meio do livros. Adorei seu texto, seu blog, e virei muitas outras vezes.Tomei a liberdade de seguir-te
Deixo um beijinho!

Camila disse...

Se tem algo que adoro, é emprestar meus livros.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...